História TV Rosa Mística
Dizem que quando a gente dá o passo, Deus dá o chão. A história da TV Rosa Mística também foi assim através de um singelo toque no coração e na alma de alguns poucos.
Desde 1988 a cidade de Espírito Santo do Pinhal devota um grande sentimento de fé e amor a Nossa Senhora da Rosa Mística e todo dia 13 de cada mês nossa igreja matriz atinge lotação máxima nas celebrações dedicadas a ela. Foi em 2016 que um pequeno grupo de pessoas resolveu fazer a transmissão dessas missas via internet, visto a incapacidade de muitos fiéis que não podiam estar presentes.
Em 20 de março de 2020, com o decreto governamental que ordenava o fechamento de todos os templos religiosos, estava também decretado o fim das celebrações diárias das missas em nossa Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores. Foi aí que esse pequeno grupo apoiado pelo seu líder espiritual Monsenhor Augusto Alves Ferreira resolveu que haveríamos de resistir à pandemia e, ainda que o templo estivesse fechado, a palavra de Deus não silenciaria e a humilde estrutura seria utilizada para a transmissão da missa diária às 19 horas.
Com uma qualidade tão baixa de imagem e som, logo nos foram emprestadas duas pequenas câmeras amadoras, mas que apesar de sua pequena potência ainda eram melhores que a única que tínhamos. Os problemas não demoraram a aparecer, pois os equipamentos não se conversavam, o computador não aguentava a demanda e foi assim que se resolveu por fazer um plano estruturado de investimento em etapas.
Com a ajuda de muitas pessoas, bem como com o trabalho incansável de um grupo de jovens, todos amadores, mas estudiosos e dedicados, fizeram-se os investimentos para a compra de equipamentos. Muito estudo e muita ajuda técnica de uma grande empresa de mídia televisiva foram os precursores para a montagem de uma estrutura moderna e com imensa capacidade de entregar qualidade. Tudo aconteceu devagar, mas de forma sólida e bem elaborada. Não faltou trabalho duro, foram milhares de metros de cabos comprados e enterrados sob o piso do templo com mão de obra 100% voluntária. Vieram limpezas de espaços, reformas estruturais, pinturas, softwares modernos, câmeras de alta definição, mesa de som, transmissores, microfones, trabalho, trabalho, trabalho.
O tempo foi passando e muitos daqueles que iniciaram o projeto, com o fim da pandemia, foram voltando a suas vidas e indo morar em lugares distantes, mas tantos outros foram chegando para dar continuidade a missão de EVANGELIZAR EM TODOS OS CANTOS DA TERRA. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais que durante seu dia de trabalho exercem funções tão diversas como engenheiros, motoristas, professores, estudantes, açougueiros, confeiteiros, comerciantes, fisioterapeutas e tantas outras, construímos uma grande equipe de operadores de câmera, técnicos de som, diretores de TV, roteiristas e programadores que há quase mil dias cumprem suas funções de levar a palavra de Deus por sobre telhados.
Hoje a TV Rosa Mística está presente em cinco continentes, mais de cinquenta países e se firma como uma das principais plataformas de divulgação da fé católica no Brasil. E isso não vai parar por aí, pois os planos são ambiciosos e com a ajuda de cada um de nossos internautas e colaboradores e as bênçãos de Deus, levaremos nossa missão cada vez mais longe.